fbpx

O blog para quem quer ler sobre Bitcoin, investimentos no exterior e operações de câmbio.

Investimentos no Exterior: Como declarar no Imposto de Renda

Veja o que muda na hora de declarar seus investimentos no exterior no Imposto de Renda - Bens e direitos, ganho de capital, dividendos e DCBE. Aprenda como fazer sua declaração corretamente.

Investimentos no exterior têm sido cada vez mais procurados por brasileiros que querem ter acesso ao maior mercado financeiro do mundo e dolarizar parte do patrimônio. Mas o investidor precisa ter atenção com relação à tributação desses investimentos e como declarar os investimentos no exterior na hora do imposto de renda.

De antemão, é válido explicar que corretoras como a Avenue e Passfolio, que são direcionadas ao público brasileiro, facilitam muito a vida do investidor brasileiro. Ambas fornecem documentos de tributação adequados à legislação brasileira e economizará bastante do seu trabalho na hora de preencher a declaração.

Convite: Abra sua conta na Passfolio e ganhe 1 ação grátis ao realizar seu primeiro depósito.

Investindo em outras corretoras, o trabalho braçal para fazer sua declaração será maior, mas conseguirá fazer igualmente.

Você pode gostar também: Investir no Exterior vale a pena? – Pontos positivos e negativos de investir nos EUA.

Bens e Direitos

Na aba de bens e direitos você deve sempre informar o seu saldo em conta (na corretora) no último dia do ano anterior. Ou seja, na declaração de 2021, você deve informar qual era o seu saldo que estava em dólares na corretora no dia 31/12/2020.

Quanto aos demais ativos (ETFs, REITs, Stocks..) você deve informar o custo de aquisição (em reais) para cada um deles. A Passfolio já disponibiliza esse documento simplificado na área de “Documentos Fiscais” dentro do homebroker, com o título de “Imposto de Renda”.

Você pode gostar também: O que são ETFs?

Assim como a Passfolio, a Avenue também fornece essa informação “mastigada” para o investidor brasileiro. Se você investe em outras corretoras que não fornecem o custo de aquisição em reais, você precisa ir até o site do Banco Central e verificar a taxa PTAX do dólar na data da aquisição do ativo e realizar o cálculo de aquisição em Reais.

Ganho de Capital

Quando você realizar alguma venda de seus investimentos, é necessário informar o ganho de capital no programa GCAP da Receita Federal.

Não precisa se preocupar porque tanto a Passfolio quanto a Avenue disponibilizam o documento. Na Passfolio, você também vai encontrar essa informação na aba de “Documentos Fiscais”. Basta declarar do jeito que está lá.

A declaração deve ser feita até o último dia do mês subsequente à data da operação de venda. Ou seja, se você obteve ganho de capital em uma venda no mês de fevereiro, deve realizar a declaração no GCAP até o último dia útil de março, e assim sucessivamente. Mas o ideal é realizar a declaração logo após a operação de venda.

Após realizar a declaração, basta exportar e salvar o arquivo GCAP em seu computador, para importar quando for realizar sua próxima declaração de Imposto de Renda.

O imposto de renda é isento para movimentações de venda de até R$ 35.000,00 no mês. A partir desse valor, a alíquota do tributo segue a seguinte tabela:

imposto de renda investimentos no exterior - tabela ganho de capital

O recolhimento do DARF deve ser feito também até o último dia útil do mês subsequente, com o código de recolhimento 8523 – Ganhos de capital na alienação de bens e direitos e nas liquidações e resgates de aplicações financeiras, adquiridos em moeda estrangeira.

Dividendos e Rendimentos

Diferente dos dividendos distribuídos por fontes pagadoras brasileiras, há tributação sobre os dividendos e rendimentos auferidos nos investimentos e participações de empresas no exterior.

Para declarar seus dividendos e rendimentos, você deve acessar sua conta e checar nos “Documentos Fiscais” da Passfolio, ou na aba correspondente da Avenue. Lá você deve procurar pelo documento “Dividendos”.

O programa para declaração desses dividendos é o Carnê Leão, programa da Receita Federal.

Assim como no ganho de capital, a declaração e recolhimento do imposto (caso se aplique) deve ser feito até o último dia do mês subsequente. Caso você não faça isso, será cobrado no momento do imposto de renda anual, precisando pagar o valor com um acréscimo de multa por atraso.

A boa notícia é que para valores até R$ 1.903,98 de dividendos/rendimentos por mês, há isenção de imposto de renda. A partir daí, a alíquota segue a seguinte tabela:

imposto de renda investimentos no exterior - dividendos e rendimentos

Após fazer a declaração no programa do Carnê Leão, basta exportar e salvar o documento. Desta forma, quando você for realizar sua declaração anual de imposto de renda, basta importar o arquivo do Carnê Leão para o programa de declaração do seu IRPF.

Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (DCBE)

A DCBE é uma declaração obrigatória que deve ser feita ao Banco Central do Brasil caso você possua um valor superior a U$ 1.000.000,00 (um milhão de dólares) em ativos no exterior.

Neste valor inclui a soma de bens móveis e imóveis, além dos seus investimentos e saldo em conta corrente. A declaração deve ser realizada no programa próprio da DCBE e o prazo final de entrega é o dia 05 de abril de cada ano.

Curtiu o conteúdo? Comenta aqui abaixo e compartilha com 2 colegas que têm dúvidas sobre tributação de investimentos no exterior.

4.5 2 votes
Avalie Este Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados

Rafael Lemos

SOBRE MIM

Opa, Rafa aqui. Sou apaixonado por mercado financeiro e ajudo pessoas a alcançarem seus objetivos pessoais via investimentos.

Meus posts favoritos
DsF Criptomoedas
DsF Dolarização
Invista no Exterior

Alguns dos links acima são links de afiliado, o que significa que eu ganho uma comissão quando você faz uma compra por ele. Muito obrigado caso você decida fazer isso! Eu não conseguiria produzir esses conteúdos sem isto.

Digite seus dados abaixo e garanta já o seu acesso do Dsf-Cripto!