O mercado de criptomoedas tem cada vez atraído mais investidores, muitas vezes de primeira viagem (nunca fizeram nenhum tipo de investimento antes). Isso é excelente, mas também um pouco preocupante. Nota-se que muitos desses iniciantes chegam no mercado com expectativas totalmente surreais a respeito do investimento em criptomoedas. Sendo assim, nesse post vou responder se é possível enriquecer com criptomoedas – e, se sim, quão provável é que isso aconteça.
Antes de tudo, é fundamental entender que o investimento em Bitcoin e Criptomoedas é um investimento de renda variável. Ou seja, sua possibilidade de retorno está exclusivamente atrelado ao comportamento da cotação dessas moedas – e vale lembrar que não existe qualquer tipo de garantia de rentabilidade ou valorização ao colocar seu capital nesses ativos – sendo assim, é considerado um investimento de alto risco e você deve entender seu perfil de investidor para determinar qual percentual de seu patrimônio deverá alocar nesse mercado.
Table of Contents
Investimento deve ser contínuo
Uma confusão comum entre investidores de primeira viagem é tratar o ato de “investir” como algo que deve ser feito uma única vez (Ex: Vou investir meu salário desse mês e ver se isso de investir dá dinheiro mesmo). Um erro clássico – em 90% dos casos esse iniciante vai ver que não conseguiu ficar milionário em um único mês e vai, erroneamente, deduzir que investimento é algo inútil.
Na verdade, investir é um processo contínuo, e a sua importância se mostra quando você constrói o hábito de investir periodicamente, ao longo de anos. Deixar os juros compostos trabalharem ao seu favor, é uma das atitudes financeiras mais sábias que você pode tomar.
Vou enriquecer com criptomoedas?
Talvez. Mas é pouco provável que aconteça com você algo que aconteceu com quem investiu em bitcoin em 2010, por exemplo. Quem investiu em Bitcoin em 2010, conseguiu enriquecer com criptomoedas investindo apenas o equivalente a 100 dólares:
A realidade é que, com o passar dos anos, o mercado de criptomoedas ganhou cada vez mais investidores e capital – e quanto maior o valor de mercado de um determinado ativo financeiro, maior deve ser a injeção de dinheiro para conseguir alterar percentualmente o valor deste mesmo ativo. Sendo assim, seria necessário uma quantia gigantesca de dinheiro no mercado de criptomoedas para que um investimento de 100 dólares, hoje, conseguisse te deixar multimilionário em alguns anos.
Entenda que não existe dinheiro fácil. E se você acha que investir é ganhar dinheiro fácil, sinto te dizer, mas você pode acabar passando por maus bocados com seus investimentos – seja no mercado de criptomoedas, ou qualquer outro mercado. Esse tipo de mentalidade é a isca perfeita para investidores que acabam sendo fisgados por esquemas de pirâmides e outros golpes financeiros.
Investir é potencializar o acúmulo do seu patrimônio, abrindo mão de um consumo hoje por uma aplicação em um ativo que pode oferecer um retorno ao seu capital e justificar um aumento do seu consumo lá no futuro.
Sendo assim, se o mercado de criptomoedas mantiver a mesma tendência de valorização dos últimos anos, e você aportar com consistência ao longo do tempo, é possível que você consiga enriquecer com criptomoedas, em comparação ao seu investimento lá atrás. Alcançar o milhão irá depender de 2 fatores – o percentual de valorização da cotação das criptomoedas, e o valor que você investiu nesses ativos.
Risco do investimento em Criptomoedas
O potencial de lucro das criptomoedas é real, assim como existe a possibilidade de prejuízo ao adquirir esse tipo de ativo financeiro. Sendo assim, é fundamental que o investidor tenha noção do risco envolvido nesse tipo de investimento, e faça o balanceamento da sua carteira de investimentos, mesclando com outros ativos de menor nível de risco – renda fixa, fundos imobiliários, ações.
Mercados de baixa, também conhecidos pelo termo de “Bear Market”, são comuns em qualquer tipo de renda variável. O mercado funciona através de ciclos – ciclos de alta, onde o otimismo toma conta e as cotações sobem, porque muitos compradores estão entrando, e ciclos de baixa, onde o pessimismo toma conta, e as cotações caem. No mercado de criptomoedas acontece o mesmo, mas como a volatilidade (variação de preços) é maior aqui, não é difícil encontrar quedas na faixa de 50%, 60% ou 70%.
Sendo assim, o principal desafio do investidor é conseguir equilibrar sua carteira de investimentos, e principalmente identificar ciclos de alta e baixa para saber em quais momentos deve realizar aportes com maior intensidade, e quando começar a realizar parte dos lucros obtidos no mercado.
Rentabilidade Garantida + Criptomoedas = Furada
Por trabalhar e investir nesse mercado há alguns anos, muitos colegas e clientes já me perguntaram sobre propostas de rentabilidade garantida através do investimento em criptomoedas. Infelizmente isso não existe, e as supostas “empresas” que prometem tais façanhas dificilmente estão sendo honestas com você.
Assim como em todo tipo de mercado, existem golpistas atuando com mercado financeiro, principalmente no mercado de criptomoedas, que ainda não é um ambiente regulado (diferente do mercado de ações, por exemplo). Pirâmides financeiras são os tipos de golpes mais comuns – quando uma empresa capta dinheiro de terceiros, prometendo uma rentabilidade garantida, e no final das contas esses investidores perdem o capital investido e dificilmente conseguem recuperar.
Até o momento existem 2 formas seguras de investir em criptomoedas: através da bolsa de valores, ou via corretoras de criptomoedas. Através da bolsa de valores, é possível adquirir cotas de ETFs como o HASH11, QBTC11, BITH11, e assim por diante. No meu canal do YouTube tem um vídeo explicando exatamente como fazer isto, então é só dar o play abaixo.
A segunda forma é via corretoras de criptomoedas. Alguns exemplos de corretoras conhecidas e com boa reputação no Brasil são: Foxbit, Coinext, Mercado Bitcoin. Na minha página de ferramentas você consegue identificar as corretoras que eu indico e utilizo para fazer meus investimentos.
Conclusão
Investir em criptomoedas, assim como em outros ativos de renda variável, pode ser uma atividade muito lucrativa, caso feita do jeito certo e com expectativas reais. Achar que você vai enriquecer com criptomoedas em poucas semanas ou meses é um sonho que muitas pessoas vendem de forma desonesta, principalmente empresas com intenções obscuras por trás, como é o caso de pirâmides financeiras.
Caso você tenha um método correto de investimento, com uma consistência de aportes, é plenamente possível de obter bons retornos financeiros via criptomoedas. Se você ainda não tem muita confiança em como iniciar seus investimentos neste mercado, um bom treinamento que você pode fazer é o DsF Criptomoedas, meu treinamento com mais de 60 aulas sobre investimento em criptomoedas. Aqui no blog, e no meu canal do YouTube, você também encontra uma série de playlists com esse tema, e que com certeza vão te ajudar.