A desvalorização do Real em 2020 ligou um alerta em boa parte da população brasileira antenada em investimentos. Diante desse cenário uma alternativa encontrada por diversos investidores é de recorrer à dolarização de patrimônio. Nesse post você vai ver como abrir conta em Dólar no Brasil, para manter parte de seu capital em moeda forte.
Do que adianta investir corretamente aqui no Brasil se a nossa própria moeda é um péssimo ativo para estar exposto?
Essa é uma pergunta que tem motivado cada vez mais brasileiros a investirem no exterior e recorrerem a outras alternativas (fundos cambiais, imóveis no exterior, conta em dólar) para manter parte do patrimônio atrelado ao Dólar.
Table of Contents
Por Que abrir uma conta em Dólar? – Desvalorização do Real em 2020
O desempenho pífio do Real em 2020 é o alerta que muitos brasileiros precisavam para começarem a olhar o horizonte financeiro além do Brasil.
Em 2020, até a data desta publicação (Setembro/20), o Real é a moeda que possui a pior performance frente ao dólar, acumulando uma desvalorização de mais de 23% diante da moeda norte-americana.
Para termos uma noção da péssima situação do Real, nossa moeda desvalorizou mais que a moeda Argentina – país que está vivendo uma grave crise fiscal, inclusive precisando recorrer ao congelamento de preços da economia.
Como funciona uma conta em Dólar?
Até pouco tempo atrás, abrir conta em Dólar no Brasil era algo extremamente burocrático. Primeiro porque você precisaria abrir uma conta em algum banco internacional e recorrer às remessas internacionais para abastecer seu saldo em moeda estrangeira no exterior.
Hoje em dia já existe uma solução muito mais prática implementada pelo Banco BS2, que é a conta internacional. Nessa conta é possível manter o seu capital em dólares, realizando uma simples conversão de Real para Dólar de acordo com o seu saldo na conta corrente.
Preparei um vídeo mostrando passo a passo como você consegue abrir a conta internacional e ainda solicitar o seu cartão de débito em dólares – que permite compras em moeda estrangeira sem pagar IOF, além de saques de dólares em espécie nas ATMs dos Estados Unidos.
Como solicitar a abertura da conta?
Atualmente existem dois bancos que disponibilizam para clientes abrir conta em Dólar no Brasil de modo 100% gratuito e digital, esses bancos são o C6 e BS2. No vídeo acima você vai ver que fiz o review da conta do BS2, que é um banco mais antigo e robusto, motivo pela qual eu preferi abrir minha conta por lá.
Vou separar os 4 passos simples para você ter sua conta internacional completa em poucos minutos:
- Instalar o aplicativo do Banco BS2 (Exclusivo para celular)
- Realizar a abertura da conta corrente digital (abertura gratuita)
- Após conta corrente aberta, solicitar a abertura da conta internacional digital (abertura gratuita)
- Solicitar o cartão de débito internacional (precisa ter um saldo de $30 na conta internacional para solicitar, mas o cartão é grátis também).
Seguindo esses 4 passos você conseguirá abrir conta em Dólar no Brasil sem gastar nada.
Dá para abrir conta em Dólar no Brasil para empresas?
No aplicativo do BS2 por enquanto só é possível abrir a conta internacional para pessoas físicas, mas o banco também possui contas digitais e gratuitas para empresas.
Para realizar a abertura de contas para pessoas jurídicas no BS2, basta acessar aqui e preencher os dados de cadastro.
Quais são os custos da conta em Dólar no Brasil?
A conta internacional do BS2 não tem qualquer taxa de abertura e/ou manutenção. Os únicos custo envolvido na conta é na hora de conversão do saldo em Reais para Dólar.
Além do IOF (imposto) de 1,1% referente à operação de câmbio, é cobrado um spread de 2% na operação de conversão.
E o transferwise?????
Olá, Cláudio.
A Transferwise é uma forma de realizar remessas internacionais também, mas não é um banco.
Nesse sentido, a conta em dólar que me refiro é uma conta bancária em dólares aqui no Brasil. Atualmente somente o Banco BS2 e Banco C6 contam com essa funcionalidade.
Abs
Certo, mas no Transferwise o cliente não pode manter uma conta multimoeda, por exemplo, em dólar? Como se fosse um depósito bancário, sem prazo de resgate? E depois transferir para terceiros ou para sua própria conta bancária, até mesmo no próprio Brasil?
Tudo se passa como se eu estivesse depositando no “meu banco”, estou correto!?
Obrigado
Pode sim manter a conta multimoeda. Só não podemos interpretar como se você estivesse usando um banco, mas sim uma conta de pagamentos.
O FGC, por exemplo, que é um fundo assegurador dos bancos, só valem para os bancos de verdade. Transferwise não é um banco. Só tomar cuidado para não confundir.
No restante você tem razão, a conta multimoeda da Transferwise é uma alternativa válida para quem quer manter parte do saldo em moeda estrangeira.
Abs
Parabéns pelo site Rafael, o conteúdo está muito bom! Sucesso pra você e ótimo ano!
Obrigado, Carolina! Muito sucesso e um ótimo 2021 para você também! 😀