O bitcoin se tornou um ativo financeiro cobiçado por diversos investidores, principalmente devido ao seu alto potencial de retorno. Como existem diferentes maneiras de adquirir criptomoedas, esta publicação tem o objetivo de responder à questão “como investir em bitcoin?“.
Neste texto você aprenderá como investir em bitcoin através das Exchanges que são, ao meu ver, a opção mais segura de comprar o ativo atualmente.
Table of Contents
O que é Bitcoin?
Bitcoin nada mais é do que uma moeda digital que foi criada e lançada em 2008, com o propósito de permitir que pessoas façam transferências sem necessitarem de um intermediário financeiro.
Hoje em dia existem diversas moedas digitais, assim como o Bitcoin, que utilizam tecnologias semelhantes ao blockchain, utilizando camadas de criptografia para garantir a segurança e integridade da rede de transferências. Este mercado é o que conhecemos pelo mercado de criptomoedas.
Exchanges
A primeira opção para ter acesso ao bitcoin é através das chamadas “Exchanges”. Estas são espécies de corretoras, mas utilizamos a expressão inglesa “exchange” (casa de troca) porque se assemelha mais à atividade dessas empresas – isto porque não servem como bons locais para você custodiar seus ativos digitais, já que o recomendado é você mantê-los seguros em uma carteira privada.
Para quem já é acostumado a investir em ações através de corretoras, achará o ambiente das Exchanges (imagem abaixo) muito familiar. Basicamente, após criar sua conta e verificar sua documentação, você deve transferir reais para a empresa, emitir uma requisição de compra no ambiente de negociação e, uma vez comprado o bitcoin, você já estará exposto à variação de cotação, podendo obter lucros/prejuízos quando ela subir/cair.
Veja abaixo o vídeo completo mostrando, na prática, como você pode comprar suas primeiras frações de bitcoin.
Alto risco
Antes de você optar pelo investimento em bitcoin ou qualquer tipo de criptomoeda, é muito importante notar que essa classe de ativo financeiro é extremamente volátil (arriscada), ou seja, a variação de seus preços ocorre de maneira muito mais brusca e frequente do que o mercado de ações, por exemplo.
Portanto, é altamente recomendável saber equilibrar bem o investimento em bitcoin e criptomoedas com outras classes de ativos financeiros.
Na tabela ao lado você pode notar três dados acerca da volatilidade semanal do bitcoin frente ao Dólar e Ibovespa frente ao Real entre 2015-2020.
Primeiro, você pode notar que a variação semanal média do BTC (8%) é muito superior à do Ibovespa (2%).
Por mais que o retorno do bitcoin tenha sido extremamente positivo no período analisado, ele chegou a apresentar variações de -31% em uma única semana, enquanto a mínima semanal do Ibovespa foi de -16%.
Um maior potencial de retorno sempre está acompanhado com um maior risco (volatilidade), mas é importante observar que esta variação pode ser tanto para cima quanto para baixo.
Devido ao risco alto do bitcoin, o recomendável é nunca comprometer recursos financeiros que sejam essenciais para você. Por conta disso, é comum encontrar analistas financeiros recomendarem uma exposição de, no máximo, 5% de sua carteira de investimentos em bitcoin (esta porcentagem é pessoal e pode variar de acordo com a realidade financeira de cada um, mas o importante é notar o risco elevado do bitcoin e demais criptomoedas).
Bitcoin Sem Medo
Caso você se considere uma pessoa mais cautelosa e queira mais informações para sentir segurança e começar a investir em Bitcoin, recomendo o curso Bitcoin Sem Medo, que é feito por um pessoal muito sério do Criptomoedas Fácil, portal que é uma das maiores referências no Brasil quando o assunto é criptomoedas e Bitcoin. Tenho certeza que o conteúdo irá te ajudar e fará com que você comece do jeito correto no mercado de criptomoedas.
Investir em Bitcoin – Mesa de operações: Alternativa às Exchanges
Uma segunda alternativa para quem busca saber como investir em bitcoin é através do mercado de balcão ou mesa de operações. Essas operações, assim como ocorre no mercado financeiro tradicional, acontecem fora do ambiente de negociação das corretoras.
Geralmente esta alternativa é voltada para quem deseja adquirir valores mais altos (no mínimo 1 bitcoin) e a compra acontece com operadores específicos das corretoras. A principal vantagem da mesa de operações é o preço – geralmente conseguem cotações mais atrativas que os encontrados na plataforma de negociação.
É muito importante tomar cuidado na hora de escolher a modalidade da mesa de operações, já que você nunca sabe se a pessoa do outro lado realmente possui bitcoin e vai lhe pagar. Caso você queira adquirir por esta forma, pode preencher o formulário de contato e te coloco em negociação direta com as mesas de operações das principais corretoras do mercado brasileiro.
Apesar de ser um ativo muito atrativo, devido ao alto potencial de rentabilidade, é preciso entender que o risco caminha de mãos dadas com este tipo de mercado, e entrar sem um conhecimento prévio pode ser bastante prejudicial ao investidor.
[…] Unidos. De fácil acesso aos brasileiros, a corretora permite depósitos em Reais, Dólares ou Bitcoin, com taxa zero de corretagem. Mas será que o aplicativo da Passfolio é seguro mesmo para quem […]
[…] Bitcoin – Alguns consideram o ativo um bom Hedge contra carteiras de Ações (Há controvérsias). […]