O setor de exportação de frutas brasileiras está em franco crescimento nos últimos anos. Em 2019, pelo primeiro ano, o Ministério da Agricultura registrou que a exportação de frutas no Brasil superou a marca de 1 bilhão de dólares, crescimento de 14,74% em relação ao ano de 2018.
Afinal, como você pode iniciar neste setor e se tornar também um exportador de frutas?! Neste texto você aprenderá como iniciar na exportação de frutas brasileiras e como conseguir seus primeiros clientes internacionais.
Caso você ainda não tenha familiaridade com o termo “Exportação”, recomendo ler este post antes de seguir neste guia:
Table of Contents
Exportação de Frutas É Um Bom Setor?
Exportação de Frutas Brasileiras é um excelente mercado para quem já lida ou quer começar a lidar com comércio exterior.
A primeira razão pela qual o setor de frutas é uma excelente escolha para brasileiros que desejam iniciar na exportação é a ABUNDÂNCIA. Por conta dos recursos naturais favoráveis, o Brasil possui regiões extremamente propícias para a produção de frutas.
Atualmente o Brasil é 3º maior produtor de frutas do mundo, só ficando atrás da China e Índia.
Outra grande vantagem é que, mesmo sendo um grande produtor de frutas, o Brasil está apenas em 15º no ranking de maiores exportadores de frutas. Para você ter uma noção, apenas cerca de 3% da produção nacional é exportada, segundo levantamentos da ABRAFRUTAS – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados. Ou seja, é um setor de BAIXA CONCORRÊNCIA.
Outro fator que contribui, e muito, para o momento de quem quer iniciar na exportação, é o fator cambial. Com o Real desvalorizado em relação às moedas estrangeiras, as frutas brasileiras ganham ainda mais competitividade no mercado internacional.
Mesmo com o recente crescimento no mercado (cerca de 15% entre 2018 e 2019), a tendência é que o mercado de exportação de frutas brasileiras cresça ainda mais. A razão disto é que a cada ano cresce o número de pessoas interessadas em alimentação saudável, e o mercado de frutas está diretamente relacionado com esta tendência.
Resumidamente, o setor de exportação de frutas brasileiras está em um excelente momento:
- Abundância – Brasil é o 3º maior produtor de frutas do mundo;
- Baixa Concorrência – Apenas 3% da produção nacional de frutas é direcionada para exportação;
- Dólar Alto – Com a desvalorização do Real entre 2019 e 2020, as frutas brasileiras ganham ainda mais competitividade de preço no mercado internacional, além da melhor remuneração dos exportadores locais;
- Mercado em Ascensão – A indústria de alimentação saudável está em franco crescimento, e o mercado frutífero faz parte de tal nicho, sendo diretamente beneficiado;
- Qualidade – Com a vantagem de condições naturais favoráveis, as frutas brasileiras são conhecidas no mercado internacional pela sua alta qualidade.
Exportação de Frutas Brasileiras (Sendo ou Não Sendo Produtor)
De modo geral, existem duas formas de você se tornar um exportador, e o mesmo vale para o caso de exportação de frutas brasileiras. O primeiro, evidentemente, é você sendo o produtor e exportando sua própria produção, já a outra é atuando como um intermediário, que possui produtores como fornecedores e encontra clientes no exterior para exportar.
- Exportação Direta – Quando você é responsável pela produção das frutas e será responsável também pela exportação, ou seja, a fará diretamente.
- Exportação Indireta – Quando você contará com a ajuda de algum intermediário no meio do processo (Ex: Trading Companies).

Exportação de Frutas como Produtor
Para quem vai começar e ainda não tem conhecimento a respeito dos trâmites legais e logísticos para iniciar no mercado de exportação, o ideal é começar através da Exportação Indireta. Nesse método, você entrará com o produto e recorrerá a uma Trading Company, que fica responsável por auxiliar durante todo processo próprio do comércio exterior – comercial, legal e logística.
Sendo um produtor, basta você procurar uma Trading para auxiliá-lo na exportação de suas frutas. Caso você precise de alguma indicação de trading, basta enviar um e-mail para rafael@vegafinance.com.br (ou preencha o formulário de contato) e indico profissionais qualificados da área para auxiliá-lo.
Exportação de Frutas Sem Ser Produtor
No caso em que você não é o produtor, o primeiro passo é encontrar um produtor de frutas que será seu fornecedor. Nesse método, você atuará como um intermediário, comprando as frutas do produtor e indo até uma Trading para exportar esta mercadoria.
Uma dica útil na hora de procurar fornecedores é a seguinte: Estados do Nordeste, principalmente Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia, são os principais estados exportadores de frutas do Brasil.
Em regiões próximas ao Vale do São Francisco, por exemplo, você consegue encontrar uma série de produtores de frutas que podem ser potenciais fornecedores para o seu negócio.
Como Encontrar Seus Primeiros Clientes no Exterior
Uma vez que já se possui o produto, o próximo passo é a busca por clientes no exterior que tenham interesse em comprar a mercadoria.
Para exportação de frutas brasileiras, a Europa é o principal continente comprador dessas mercadorias. Na lista abaixo, desenvolvida pelo Faz Comex, é possível ver o ranking dos principais compradores de Frutas brasileiras em 2019:

Sendo assim, na hora de buscar um potencial cliente, o ideal é sempre buscar olhar para empresas que estejam localizadas, preferencialmente, em algum dos países acima. Assim você já sabe que tem potencial de encontrar mais bons clientes pelo mesmo local.
Um outro país que não aparece nesta lista, mas tem fortes projeções para se tornar um grande importador de frutas brasileiras, é a China.
Export Matcher: Forma Mais Fácil de Obter Primeiros Clientes
Uma segunda dica muito valiosa para quem está buscando pelos primeiros clientes no exterior é utilizar a empresa Export Matcher.
Export Matcher é uma empresa da Holanda, do setor de dados, que tem como objetivo ajudar exportadores brasileiros a encontrarem clientes no exterior, principalmente no Reino Unido e Argentina.

Basicamente, a Export Matcher vende informações sobre importadores de determinados produtos no exterior. Então ela busca e vende informações sobre importadores de diversos tipos de frutas brasileiras.
Recebendo o Pagamento de sua Exportação
Para receber os pagamentos no Brasil referentes às exportações, o mais adequado é recorrer a um banco de câmbio.
É possível também realizar este tipo de operação através de bancos comerciais (Bancos de Varejo), mas as condições são piores do que as oferecidas por instituições especializadas no mercado de câmbio.
Para contar com minha ajuda para realizar suas operações de câmbio, basta preencher o formulário de contato ou enviar um email para rafael@vegafinance.com.br
O procedimento é bem simples: É gerado um IBAN pela instituição financeira que você optar, que é uma informação bancária para recebimento de moedas estrangeiras aqui no Brasil. Com este canal bancário para recebimento de moeda estrangeira, o cliente no exterior pode fazer o envio do recurso para você aqui no Brasil.
Quando o recurso chega no seu banco, é feita a operação de câmbio, ou seja, a conversão da moeda estrangeira por Reais, que será depositado na conta corrente da empresa exportadora.
No momento de realizar a operação de câmbio, as instituições financeiras cobram os documentos referentes ao processo de exportação da mercadoria:
- Invoice (obrigatório);
- BL – Bill of Lading (caso a mercadoria já tenha embarcado);
- DU-E – Declaração única de exportação (caso a mercadoria já tenha chegado no país de destino).
Espero que as informações acima tenham te ajudado com suas dúvidas sobre o mercado para exportação de frutas brasileiras e como iniciar no nicho. Qualquer dúvida, podem me enviar por instagram ou através do email rafael@vegafinance.com.br
[…] Abaixo você pode conferir mais detalhes sobre Hedge Cambial através de Trava de Câmbio para importação e exportação. […]
Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. baixar no mac