fbpx

O blog para quem quer ler sobre Bitcoin, investimentos no exterior e operações de câmbio.

O que é exportação? Aprenda a lucrar com a alta do Dólar

Exportação consiste na saída de produtos e serviços do seu país de origem. Existem dois tipos de exportação - Exportação de Produtos e Exportação de Serviços. Este tipo de negócio é bastante favorável em altas do Dólar, pois o exportador é remunerado em moeda estrangeira.

A alta do Dólar, em geral, é algo péssimo para nós brasileiros. Isto porque a desvalorização do Real acaba corroendo o poder de compra da nossa moeda frente ao resto do mundo. Existe uma classe de profissionais que se beneficia diante desses cenários – os Exportadores. Veja, neste guia completo, o que é exportação e como você pode lucrar com a alta do dólar.

Alta do Dólar

Diante de cenários de instabilidades, como a que estamos vivendo – pandemia, instabilidades políticas, instabilidades econômicas – o Dólar e outras moedas estrangeiras tendem a se valorizar.

O problema é que, para os países com moedas mais fracas, como é o caso do Brasil, o poder de compra da população cai consideravelmente. Só em 2020 o Real, até agora, desvalorizou cerca de 30% frente ao Dólar.

exportação - cotação dólar/real
Somente em 2020, o Real desvalorizou, até agora, cerca de 30% frente ao Dólar.

O que é exportação?

Exportação consiste na saída de produtos e serviços do seu país de origem. Ou seja, na venda de produtos ou serviços brasileiros para clientes estrangeiros.

YouTube Video

A grande vantagem aqui é que, assim como seus clientes são estrangeiros, você também receberá seus pagamentos em moedas estrangeiras – moedas fortes como Dólar, Euro, Libra.

Exportação de Produtos e Exportação de Serviços

Existem dois tipos de exportação que você pode realizar – exportação de produtos ou exportação de serviços.

No caso da exportação de serviços (este é o mais simples para começar), você venderá seus serviços (desenvolvimento, design, marketing, finanças, tráfego) para clientes estrangeiros e receberá por isto. O jeito mais simples de começar é através de plataformas de Freelance, como Fiverr e TopTal. Essas plataformas já te colocam em contato direto com clientes no exterior.

Na exportação de produtos, o trabalho que você terá inicialmente será um pouco maior. Isto acontece porque, além da prospecção do cliente no exterior, você precisará cuidar do envio do produto para o destino. Um setor muito forte de exportação no Brasil é a indústria alimentícia (Grãos, Frutas, Carnes, Cachaças), devido à abundância de recursos naturais que temos em nosso país.

Aprenda o passo a passo para se tornar um exportador de produtos no Brasil.

Exportando produtos de outras empresas

Você não precisa ser um produtor para se tornar um exportador de produtos. Uma maneira muito comum, por exemplo, é você encontrar fornecedores em sua região, comprar os produtos deles e encontrar clientes interessados no exterior – seu trabalho será realizar a negociação com as duas pontas e se encarregar do envio do produto, enquanto todo lucro da operação ficará com você.

YouTube Video

Uma forma de começar pode ser procurar produtores de sua região e pesquisar a capilaridade destes produtos no mercado internacional. Caso você tenha dificuldade com esta pesquisa, pode recorrer à Tradings ou Comerciais exportadoras, que são empresas focadas em comércio exterior (importação e exportação de produtos).

Encontrando clientes no Exterior

As próprias comerciais exportadoras, como citadas no sub-tópico acima, costumam ter relacionando com potenciais clientes no exterior, já que são parceiros frequentes de negócio.

Outra solução é buscar por empresas que são focadas em encontrar clientes no exterior para exportadores. Um exemplo desse tipo de empresa é a startup Brasileiras/Holandesa Export Matcher. Baseados em Amsterdam, a companhia é focada em ajudar exportadores brasileiros a encontrarem potenciais clientes no Reino Unido e Argentina.

potenciais clientes para exportação
Export Matcher comercializa potenciais clientes para seu nicho de exportação.

 

Outra possibilidade é recorrer a empresas como a Export Matcher, que é uma startup holandesa e comercializa contatos de importadores no exterior de determinados produtos. Com esses contatos, você já tem os seus primeiros potenciais clientes para vender seus produtos no exterior e receber pagamentos em moedas estrangeiras.

Como receber dinheiro do exterior

Na hora do recebimento da moeda estrangeira referente ao pagamento da exportação, ao que damos o nome de Remessa Internacional, você precisará recorrer a uma instituição financeira que ofereça serviços de câmbio.

Uma vez que seu cadastro for realizado na instituição, você receberá um canal bancário para recebimento dos pagamentos em moeda estrangeira, através de um código SWIFT e um código IBAN, que são dados bancários para realização de remessas internacionais no sistema global de pagamentos.

Com o recurso na conta da instituição, ela fará, obrigatoriamente, a venda da moeda estrangeira no mercado e você receberá o pagamento do valor correspondente em Reais na sua conta bancária, finalizando a operação de câmbio referente à sua exportação. Neste caso, quanto mais alta for a cotação da moeda estrangeira que você receber, mais caro a instituição financeira conseguirá vender a moeda no mercado.

Documentos na Exportação

Na hora de realizar a operação de câmbio, é importante que você tenha em mãos alguns documentos referentes ao processo de exportação, para garantir a legitimidade da operação de câmbio e assegurar que você receba o recurso em sua conta sem problemas:

  • I) Invoice (é a fatura/descritivo do serviço ou produto exportado, constando dados do exportador, comprador e termos de pagamento);

  • II) Bill of Landing (conhecimento de embarque) – este documento só será gerado se você optar pela exportação de produtos, e atesta o embarque da mercadoria para o destino final;

  • III) DU-E (declaração única de exportação) – este é o documento final da exportação, atestando que a mercadoria já foi entregue ao destinatário final, encerrando esta operação de venda. Também só haverá no caso de exportação de produtos.

Como operador do mercado de câmbio, você pode contar comigo para tirar qualquer dúvida a respeito de recebimentos ou envios de recursos ao exterior ou sobre temas relacionados à comércio exterior. Fique à disposição para entrar em contato através de qualquer um dos links sociais que constam no rodapé do site.

0 0 votos
Avalie Este Post
Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
A WordPress Commenter
4 anos atrás

Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.

trackback

[…] para você iniciar sua jornada em busca de um trabalho remoto tanto na TopTal quanto na Lionbridge. Exportação de serviços é mais comum do que você imagina, e é 100% […]

trackback

[…] você ainda não tenha familiaridade com o termo “Exportação”, recomendo ler este post antes de seguir neste […]

trackback

[…] Instrumento oferecido por diversos Bancos de Câmbio e bastante utilizado por importadores e exportadores, que fixam a cotação pela qual vão negociar uma Invoice, em uma data […]

Posts Relacionados

Rafael Lemos

SOBRE MIM

Opa, Rafa aqui. Sou apaixonado por mercado financeiro e ajudo pessoas a alcançarem seus objetivos pessoais via investimentos.

Meus posts favoritos
DsF Criptomoedas
DsF Dolarização
Invista no Exterior

Alguns dos links acima são links de afiliado, o que significa que eu ganho uma comissão quando você faz uma compra por ele. Muito obrigado caso você decida fazer isso! Eu não conseguiria produzir esses conteúdos sem isto.

Digite seus dados abaixo e garanta já o seu acesso do Dsf-Cripto!