Uma dúvida comum para quem está começando a investir, principalmente no mercado americano, é sobre o que são ETFs. Não é tão comum aqui no Brasil a prática de investir via ETFs, mas esta é uma das formas mais baratas e fáceis de investir no exterior.
Neste guia você vai aprender o que são ETFs e como investir em ETFs brasileiros e americanos.
Table of Contents
O que são ETFs
ETFs são fundos de indíces, e a sigla vem do inglês “Exchange-traded Funds”. Esses fundos buscam replicar algum índice de mercado, oferecendo a possibilidade do investidor aplicar em diversas ações de uma só vez, como se estivesse comprando o mercado por inteiro.
A grande vantagem por trás dos ETFs é o fato de que você investir através de um índice, sem precisar analisar ação por ação para tentar “bater o mercado”. Por exemplo, o BOVA11 é um ETF que replica o IBOVESPA, o índice das principais empresas listadas na bolsa brasileira.
Ao comprar uma cota de BOVA11, automaticamente você está investindo em todas essas empresas que compõem o IBOVESPA, ao invés de precisar comprar uma por uma.
ETFs pagam dividendos?
No Brasil os ETFs não distribuem seus dividendos diretamente aos cotistas. Nesse caso, quando as empresas que compõem o ETF distribuem dividendos, a quantia é automaticamente reinvestida no ETF. Dessa forma, beneficia indiretamente os cotistas através da apreciação do valor da cota do ETF.
É um objetivo comum de investidores focados em longo prazo é a construção de uma fonte de renda passiva a partir de seus investimentos. Ações permitem isto através dos dividendos, que é uma distribuição de parte do lucro da companhia aos seus acionistas.
Neste caso, para quem está buscando por ETFs geradores de dividendos, a melhor maneira é recorrer aos ETFs americanos, já que geram dividendos e permitem a criação de uma renda passiva em dólares para seus cotistas.
Como investir em ETF
O investimento em ETF é muito semelhante ao investimento em ações. Assim como as ações, os ETFs possuem códigos específicos (Ticker) que os representam – IVVB11, BOVA11, IMAB11 e SMAL11 são alguns exemplos de ETFs encontrados na bolsa de valores brasileira.
Como você já sabe, existem tanto opções de ETFs brasileiros quanto americanos. Abaixo te explico como investir em cada um deles.
ETF brasileiro
Para investir em ETF brasileiro, basta que você tenha conta em alguma corretora de valores mobiliários que te dê acesso ao mercado de ações brasileiro. Lá, basta você pesquisar pelo Ticker (código) do ETF que você quer comprar e emitir uma ordem de compra.
Recomendo a lista do Investing para consultar os ETFs negociados na bolsa brasileira e entender um pouco mais sobre cada um deles.
ETF americano
Já quando se trata de fundos de índices americanos, o sistema é tão simples quanto o caso dos brasileiros, mas você precisa ter acesso a alguma corretora dos Estados Unidos.
Hoje em dia já existem opções bastante simples, que permitem a abertura de contas para brasileiros digitalmente e atendimento em português. As duas principais corretoras para quem quer investir no exterior são a Avenue e a Passfolio.
Você pode gostar: Como Investir no Exterior Morando no Brasil
Caso você opte pela Passfolio, pode utilizar meu convite e ganhar uma ação de bônus em seu primeiro depósito.
Como economizar com investimentos no exterior
Em geral, essas corretoras cobram um spread cambial para fazer a conversão dentro de moedas no aplicativo. No caso da Avenue, é cobrado um spread por volta de 2%~3% + iof de 0,38%. Na Passfolio, o spread é de 1,2% + iof de 0,38%.
Se você vai transferir valores mais relevantes (a partir de $ 5.000,00), é possível encontrar métodos mais baratos de depositar na corretora. Um exemplo é através de instituições financeiras do ramo de câmbio.
Trabalhando como correspondente cambial autorizado pelo Banco Central, você pode entrar em contato comigo para realizar uma cotação de envio ou recebimento de remessas internacionais. Caso prefira, pode enviar um email diretamente para rafael@vegafinance.com.br também.