O IBAN é uma informação obrigatória para quem precisa enviar ou receber remessas do exterior. No entanto, como o Brasil não disponibiliza a abertura de contas bancárias em moeda estrangeira para pessoas físicas, muitos não sabem o que significa IBAN e como funciona esta informação para receber ou enviar recursos financeiros ao exterior.
Neste texto, você verá o que signfica IBAN, como este código e composto e como funciona para receber ou enviar pagamentos para um IBAN.
Table of Contents
O que significa IBAN?
IBAN significa International Bank Accout Number (“Número de Conta Bancária Internacional”, na tradução literal para o português). Criado em 1997, o IBAN funciona como um código usado por quem deseja realizar transferências internacionais, principalmente para países da União Europeia, ou para recebimentos de moedas estrangeiras aqui no Brasil.
Como é formado o IBAN?
Agora que você já sabe o que significa IBAN, é hora de entender como é formado o IBAN:
- As duas primeiras letras representam o código do país de recebimento;
- Dois números que representam o dígito verificador do IBAN;
- Oito números referente à numeração da instituição financeira junto ao Banco Central;
- Número da agência bancária;
- Número da conta bancária;
- Tipo de conta (corrente ou poupança);
- Número de titulares da conta.
Como saber o IBAN da conta?
Para saber o IBAN da sua conta, primeiro é necessário saber se o seu banco atua no mercado de câmbio. Alguns bancos digitais, por exemplo, não atendem mercado de câmbio e, consequentemente, não fornecem IBAN para seus clientes. Caso o banco atue, esta informação você consegue no próprio internet banking.
Outra possibilidade também é utilizar o IBAN Generator, onde você consegue preencher os seus dados bancários e é gerado o seu IBAN exclusivo. Sempre é importante checar antes no internet banking ou com seu gerente se o IBAN está correto.
Veja Também: Como Enviar Dinheiro Para Portugal
Como recebo dinheiro através do IBAN?
Para receber dinheiro do exterior, além do IBAN, você vai precisar do canal bancário completo da sua instituição financeira para recebimentos em moeda estrangeira. Geralmente, além do IBAN, são fornecidas informações como Swift (código do banco no sistema global de pagamentos) e dados do banco intermediário, um banco parceiro no exterior.
Com todos esses dados em mãos, você deve enviar essas informações ao pagador no exterior, para que ele envie a remessa internacional para os seus dados bancários de moeda estrangeira.
Com o valor creditado em sua instituição financeira, é realizada uma operação de câmbio, onde a moeda estrangeira é convertida em Reais e depositada em sua conta bancária. É importante notar que não é possível manter uma conta corrente em moeda estrangeira para pessoas físicas aqui no Brasil.
Economia nas operações de câmbio
Para economizar nas operações de câmbio, o mais recomendado é recorrer às instituições financeiras especializadas no mercado de câmbio. Esse é o caso dos bancos de câmbio e corretoras de câmbio, por exemplo.
As operações de câmbio não são o foco dos grandes bancos, portanto essas instituições acabam cobrando bem mais caro para quem deseja enviar ou receber recursos do exterior.
Se você estiver precisando de ajuda para gerar seu IBAN e enviar ou receber seus recursos do exterior, basta entrar em contato através do formulário e te responderei em seguida.