Passfolio é um aplicativo que permite brasileiros investirem diretamente no mercado financeiro dos Estados Unidos. De fácil acesso aos brasileiros, a corretora permite depósitos em Reais, Dólares ou Bitcoin, com taxa zero de corretagem. Mas será que o aplicativo da Passfolio é seguro mesmo para quem quer investir no exterior? É isto que você vai descobrir.
Investir no exterior sempre foi uma dificuldade para brasileiros. Através das corretoras nacionais, além da exclusividade para investidores qualificados (que possuem mais de R$ 1 milhão em ativos financeiros), as opções costumam ter baixa liquidez, além do spread sobre os dividendos recebidos.
De uns anos para cá, algumas corretoras internacionais começaram a atender brasileiros neste segmento – TD Ameritrade, Charles Schwab e Drivewealth são alguns dos exemplos. Mais recentemente, duas grandes corretoras entraram no mercado com um serviço totalmente direcionado ao público brasileiro, aceitando depósitos em Reais e plataformas em português – Avenue e Passfolio.
Table of Contents
Passfolio é seguro? – Caso CVM x Passfolio e Avenue
Passfolio é seguro, já que se trata de uma corretora americana fiscalizada e regulamentada pela FINRA (Financial Industry Regulatory Authority). Além disso, a Passfolio é membro do SIPC (Securities Investor Protection Corporation), garantindo proteção de até US$ 500.000 para seus clientes, caso a corretora feche.
A Avenue Securities e a Passfolio são duas corretoras que recentemente começaram a direcionar seu foco em investidores brasileiros. Segundo normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), corretoras norte-americanas não podem ter operações ou oferecerem seus serviços aqui no Brasil.
Por esta razão, tanto a Avenue quanto a Passfolio foram notificadas pelo órgão a respeito desta norma. No entanto, isto não significa que as corretoras não possam funcionar e atender brasileiros (só não podem realizar propagandas com o intuito de fazer isto). Ambas são corretoras norte-americanas e são fiscalizadas e regulamentadas normalmente pela FINRA (Financial Industry Regulatory Authority), a autoridade norte-americana responsável pela regulamentação dos mercados financeiros nos Estados Unidos.
A discussão acerca da segurança de investir através da Passfolio e Avenue também chegou no fórum da Bastter, e a resposta do Huoya (imagem acima) explica bem a situação ocorrida entre a autarquia federal (CVM) e as corretoras Passfolio e Avenue.
Passfolio ou Avenue Securities?
Sabendo que Passfolio é seguro, assim como a Avenue – as duas são, sem dúvidas, as corretoras com maior demanda por parte dos brasileiros que buscam investir no exterior. O ambiente de negociação 100% em português ainda é um diferencial para muitos investidores, sem contar a possibilidade de depositar em reais, sem necessitar realizar uma remessa internacional.
A escolha de “melhor” corretora é muito subjetiva, e depende muito dos pesos atribuídos por cada investidor aos diferenciais de cada plataforma. No vídeo abaixo eu faço uma comparação entre os produtos, funcionalidades e custos das duas corretoras:

Como pode ser visto no vídeo acima com maiores detalhes, em termos de produtos as duas corretoras são muito semelhantes – oferecem ações, ETFs, etc. As diferenças principais ficam nas funcionalidades e custos das plataformas.
Enquanto a Passfolio só oferece Home Broker através do aplicativo para celular, a Avenue possui um ótimo home broker para computador. Em termos de depósitos, a Passfolio oferece mais possibilidades (Reais, Dólares ou Criptomoedas) – com um spread cambial de 1,2% para os depósitos em Reais. Já a Avenue só permite o depósito em Reais, e possui um spread mais elevado – por volta de 2,5% no momento que gravei o vídeo.
Quando se trata da taxa de corretagem, a Passfolio é isenta, enquanto a Avenue trabalha com as seguintes corretagens:

Bônus para Novas Contas na Passfolio
A Passfolio, além da isenção de taxa de corretagem, possui um sistema interessante de indicação. A corretora permite que novos investidores, ao criarem suas contas através de convites e realizarem depósitos de pelo menos 25 dólares, ganhem uma ação aleatória entre os valores de 5 até 100 dólares.
Com a alta do Dólar acaba sendo um valor considerável. Caso você tenha interesse em criar sua conta na Passfolio, pode utilizar o meu convite e você terá acesso ao bônus.
Como Usar Passfolio
No vídeo abaixo você pode ver o passo a passo de como usar a Passfolio para investir no exterior. A corretora, além de ações, também oferece possibilidade do investimento nas seguintes classes de ativos:
- ETFs (Exchange Traded Funds) – Fundos de índices atrelados ao mercado norte-americano;
- REITs (Real Estate Investment Trust) – São os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) dos EUA.
- Criptomoedas – É possível também adquirir Bitcoin e outras criptomoedas pelo aplicativo da Passfolio.

Apesar da taxa zero de corretagem da Passfolio, é importante notar que, por se tratarem de fundos, tanto os REITs quanto os ETFs possuem taxas de administração. Os custos são bem menores que os fundos de gestão ativa que são distribuídos aqui no Brasil, mas ainda é um custo a se levar em conta quando for adquirir tais produtos.
Uma excelente forma de pesquisar o custo desses fundos é através do Yahoo Finance. No vídeo acima mostro, na prática, como você pode consultar a taxa de administração de ETFs ou REITs através da plataforma de finanças do Yahoo.
Economizando na operação de câmbio
Para quem deseja economizar ao investir no exterior e pagar taxas mais acessíveis nas operações de câmbio, basta mandar uma mensagem através do formulário de contato. Principalmente para quem investe pela Avenue, que cobra um spread alto na conversão, realizar a operação de câmbio através de uma instituição especializada pode gerar uma grande economia.
Para esta modalidade, o depósito será feito diretamente em dólares dentro da corretora, utilizando o canal bancário informado pela própria plataforma.
Rafael, muito legal seu post. Estou começando agora e devo escolher a Passfolio. Eu tenho conta no Wellsfargo, mas exigem um saldo mínimo para que eu não pague taxa mensal… é um saldo alto, então pretendo encerrar a conta.
Sabe dizer se é possível transferir do WF para a Pass?
Obrigado
Opa, Felipe. Obrigado pelo comentário!
Sim, sempre é possível transferir a custódia de uma corretora para a outra. Geralmente o setor de suporte da corretora sabe indicar direitinho qual deve ser o procedimento para solicitar a transferência de custódia – cada corretora tem seus próprios trâmites internos.
Em geral é cobrado uma tarifa fixa em USD por esses serviços.
Estou usando a Passfolio a 4 meses e não tenho do que reclamar, funciona bem, e muito rápida e custo baixíssimo
Exatamente, Fernando. Gosto muito do serviço também e custos muito baixos.
Como faço para receber meu dinheiro
O App dá a possibilidade de fazer os saques em Reais e Dólares. Pra sacar em Reais você primeiro precisa vender suas ações e solicitar o saque para tua conta bancária normalmente. Pra sacar em dólares você precisa gerar um IBAN de recebimento em moeda estrangeira aqui no Brasil – se quiser pode me mandar um email em rafael@vegafinance.com.br e te ajudo com isto.
Boa tarde!
Recentemente foi lancado o Stake (www.hellostake.com) para o Brasil. Você já ouviu falar dele? Acredito que ele comece a se enquadrar nestas duas corretoras já existentes.
Bacana, Samuel. Vi sim sobre essa nova corretora que está pra lançar.
Pelo que vi ainda tá em lista de espera, mas assim que começarem as operações vou fazer um review aqui e no canal do YouTube. Com certeza será mais uma ótima opção
Legal! Eu consegui o meu acesso, e caso se interesse segue o meu invite(https://hellostake.com/referral-program?referrer=samuelc856). Vou aguardar o seu review sim! Achei muito bom o seu site e ja estou acompanhando!
Abracos Rafael
Até agora, acredito que o melhor texto sobre a Passfolio e de tabela ainda falou sobre a Avenue.
Bacana, Yog! Fico contente que tenha gostado do material. Abs
por depositar reais no passfolio, ele já vira dolar para que eu possa investir em REITS, ou ao depositar reais preciso de outro procedimento de câmbio?
Ao depositar em Reais na Passfolio, é feita a conversão internamente na plataforma.
Você na hora de depósito dos Reais já vai saber quanto receberá de créditos em USD dentro da corretora.
O câmbio da Passfolio tem um spread cambial de 1.5%
Tanto a stake quanto a Passfolio fazem cambios irregulares sem a geração do contrato de câmbio.
O caso da stake é ainda mais grave pois nem corretora reconhecida pela finra ela é.
Sei que a Avenue inclusive comprou uma corretora aqui no Brasil para mostrar sua seriedade, ficando abaixo das asas da CVM .
Enquanto a Passfolio e a stake estão aqui somente para explorar o mercado sem que o regulador nacional possa pega-los
É uma grande irresponsabilidade indicar operações tão irresponsáveis como Passfolio e stake
Maurício, não conheço a respeito da operação da Stake nem ainda fiz a devida pesquisa.
Com relação à Passfolio, você solicitou o contrato de câmbio e eles não te disponibilizaram, foi isso?
Lembrando que a corretora que a Avenue comprou foi uma corretora de câmbio, portanto não estão abaixo das asas da CVM.
A CVM é responsável por valores mobiliários. O mercado de câmbio é regulamentado pelo Banco Central.
A Passfolio vi que utiliza o sistema da Facilita, que é um correspondente cambial autorizado da Corretora de câmbio Cotação.
Qualquer texto meu aqui é sempre baseado em bastante pesquisa antes de ser publicado, justamente para não ser irresponsável.
Abs
A Avenue adquiriu uma corretora de câmbio e uma de valores (COIN).
Rafael , o senhor que é profissional do mercado de câmbio, já viu fazer remessas financeiras para investimento sem a geração de recibos ou contrato de câmbio?
Pois eh isso que essas 2 operações Passfolio e stake fazem…provavelmente usando meios escusos para a transferência .
Eu pessoalmente cai nesse conto e já providenciei a denúncia nos órgãos competentes
Olá, Maurício. De fato, qualquer operação de câmbio precisa de um contrato de câmbio para amparar a operação. Inclusive, se for uma operação acima de USD 10 mil, precisa da assinatura do cliente seguindo as normas do BC.
Nunca testei a Stake, mas pelo que vi a Passfolio utiliza o sistema de uma Fintech chamada Facilita, que pelo que pesquisei, são correspondentes cambiais devidamente autorizados pelo BC.
Quando você solicitou o seu contrato de câmbio eles não te disponibilizaram, foi isso?
Abs
Alguma novidade sobre as alegações do Maurício Juliano? Ele levanta a suspeita do câmbio ser feito irregularmente mas não apontou sequer um indício para tal.
Nenhuma novidade até então, Marcelo.
Este comentário do Maurício foi o único que vi neste sentido, mas quando perguntei mais detalhes ele não deixou claro.
Se eu souber de algo mais, preparo um material para vocês aqui.
Rafael, Olá. Tudo bem? Tenho algumas dúvidas:
Como vai, Antonio?!
1) Por enquanto não. Na Passfolio você tem opções apenas de renda variável, até então – Stocks, REITs e ETFs.
2) Não sei te dizer com certeza. Acredito que você consiga sacar em ATMs internacionais 24h. Importante notar que existe um custo de saque de papel moeda para este cartão de débito internacional. A depender do seu uso, vale mais a pena recorrer realmente a uma conta em algum banco no exterior.
Abs
Muito bom post, Rafael. Procuro investir em algumas empresas estrangeiras voltadas para o mercado da maconha, como elas não possuem opção de BDR, a Passfolio me parece uma boa oportunidade. Tenho dúvidas é quanto ao Imposto de Renda, sabe como funciona? Temos que declarar os investimentos feitos na Passfolio?
Opa, Paulo. Obrigado pelo comentário.
Para entender um pouco mais sobre a questão de imposto de renda para investimentos no exterior, recomendo acessar o meu eBook gratuito: https://materiais.rafaelcambio.com.br/ebook-gratis-investidor-internacional
Lá você encontra, detalhadamente, sobre as declarações de Imposto de renda para investimentos no Exterior. Abs!
Rafael, obrigado pelos esclarecimentos. Gostaria de saber se a Passfolio opera no Canada, na TSX. Tenho ações que serão lançadas em meu nome nessa bolsa e gostaria de operar e resgatar essas ações.
Oi, Rangel! Não sei te dizer com precisão sobre isto. Recomendo que você dê uma conversada com o setor de suporte deles.
Mas caso não operem, você pode checar, por exemplo, na TD Ameritrade. Acredito que por lá você consiga sem maiores problemas.
E caso precise de suporte com as remessas de câmbio para a TD Ameritrade ou resgatar seu saldo de lá, basta me enviar um e-mail em rafael@vegafinance.com.br ou pelo suporte do site. Um abraço.
Também estou na Passfolio mas vi um usuário da mesma informar que solicitou um resgate e já demora mais de 7 dias pra o crédito na conta…vcs tem alguma experiência parecida com a Passfolio ? Isso me preocupou um pouco. Confesso que só faço aportes ainda não realizei saques pra saber o tempo que ela credita.
Olá, José. Não tive experiência parecida com a Passfolio, nem ouvi outros relatos do tipo. Minha experiência até agora com a corretora tem sido bem positiva, bem como as experiências das outras pessoas das quais conversei.
Recomendo que você mesmo faça um teste – abra uma conta, faça um depósito de teste e depois tente resgatar os saldos. Um abraço e ótimos investimentos!
Ok. Estou fazendo exatamente isso ! Vamos ver em quanto tempo terei meu recurso creditado no Brasil. Valeu !!!
Rafael! Post muito interessante, mas tenho uma dúvida.
É possível fazer depósitos na Passfolio para começar a operar, via PayPal?
Opa, Daniel. Feliz que tenha contribuído.
Você até consegue depositar via PayPal, através do serviço de remessa internacional deles, mas não vale a pena porque as taxas do PayPal são bem mais salgadas (algo em torno de 5%).
Opções mais em conta para fazer o câmbio são escritórios de câmbio, onde você consegue pegar um spread cambial abaixo de 1%, a depender do seu volume de remessas.
Eu trabalho em um escritório de câmbio, então sinta-se a vontade de me enviar um e-mail e posso lhe passar algumas cotações comparativas.
Abs e bons investimentos.