As atividades de importação e exportação envolvem uma série de documentos durante o processo. Seja uma exportação de serviços ou produtos, um desses documentos é a Proforma Invoice, também conhecida como Fatura Proforma.
A proforma invoice não é um documento de caráter fiscal ou tributário. Este documento é muito mais próximo de um orçamento que o exportador (vendedor) passa ao importador (comprador), referente ao serviço ou produto desejado.
Neste post você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre este documento. O que é, função, quem emite, informações necessárias, diferença entre proforma invoice e commercial invoice, como receber ou pagar uma invoice.
Table of Contents
O que é uma Proforma Invoice?
A Proforma Invoice, ou Fatura Proforma, é um dos primeiros documentos resultantes da negociação entre um importador e exportador. A fatura indica os detalhes acerca do produto ou serviço que está sendo negociado, para que o importador (comprador) aprove ou reprove a continuidade do negócio.
Função da Fatura Proforma
Quando você vai comprar algum item mais caro, você simplesmente não entra na primeira loja e compra, certo? O processo comum, antes de efetivar o negócio, é realizar o orçamento com diferentes fornecedores. Pois bem, o mesmo vale quando estamos falando de comércio internacional.
A Proforma Invoice é um documento justamente utilizado nessa fase de sondagem de orçamento com diferentes fornecedores. Nessa faturam, o exportador faz uma proposta de negociação, informando uma série de dados sobre o produto/serviço, tais como preço, formas de pagamento, entre outros.
Mais abaixo você vai encontrar as principais informações que devem conter em uma Proforma Invoice.
Quem emite a Proforma Invoice?
A Proforma Invoice é emitida pelo próprio exportador, geralmente a pedido do importador. O recomendado é que a fatura seja emitida em inglês, em um papel timbrado da empresa exportadora.
Informações para constar na fatura proforma
Não existe um modelo específico que deva ser seguido na confecção da Fatura Proforma, nem sobre quais informações devem constar no documento. No entanto, é recomendável informar os seguintes dados na fatura:
- Dados do importador (nome, endereço e contato);
- Dados do exportador (nome, endereço e contato);
- Descrição completa das mercadorias ou serviços (nome do item/serviço, descrição do item/serviço, preço unitário, valor total);
- Forma de pagamento (geralmente via depósitos bancários internacionais);
- Previsão de embarque;
- Incoterms (custos e obrigações do importador e exportador);
- Local de embarque;
- Local de destino;
- Peso líquido;
- Peso bruto;
- Modalidade de transporte;
- Tipo de embalagem/volume da mercadoria.
A grande maioria dessas informações são úteis para os casos de importação de mercadorias. Esses dados são bastante importantes porque através deles, por exemplo, o importador pode estudar a melhor maneira de realizar a logística da mercadoria e o custo que terá com o processo.
Proforma Invoice vs Commercial Invoice – Diferença
Apesar do nome “invoice”, existem diferenças substanciais entre a Proforma Invoice e Commercial Invoice. A fatura proforma não possui caráter fiscal ou tributário, apenas como referência de orçamento para o importador. Já a fatura comercial possui caráter fiscal e tributário. É a invoice utilizada quando o negócio já está fechado entre as partes.
Ou seja, enquanto a Fatura Proforma é um dos primeiros documentos da operação, a Fatura Comercial é um dos documentos finais. A Commercial Invoice também deve conter algumas informações específicas que permitam a identificação da mercadoria pelo importador e fiscalização, quando chegar ao local de destino.
Como pagar uma invoice (importador)
O jeito mais eficiente de pagar uma invoice é através de remessas internacionais. Neste caso, o importador recorre a uma instituição de câmbio para solicitar uma cotação e realizar o pagamento da invoice.
Como receber o pagamento de sua invoice (exportador)
Como exportador você também pode optar por receber seus pagamentos através de uma instituição de câmbio, onde será gerado um canal bancário com um IBAN específico para o seu recebimento em moeda estrangeira.
A grande vantagem de recorrer a uma instituição de câmbio, além de contar com uma assessoria especializada, é a economia na contratação do câmbio.
Você pode solicitar uma cotação para pagamento ou recebimento da sua invoice através do formulário de contato ou enviando um email para rafael@vegafinance.com.br